Projeto Político Pedagógico


Projeto Político Pedagógico – 2011


1. INTRODUÇÃO

O Centro Educacional Cantinho do Saber apresenta o plano de trabalho para ser desenvolvido no ano de 2011, baseado na política educacional vigente. A comunidade escolar Cantinho do Saber ao elaborar este documento busca destacar a função principal da entidade de ensino, que é levar em consideração o contexto social e cultural nos quais os educandos estão inseridos e objetivar a construção de um ambiente em que todos os alunos possam aprender efetivamente e desenvolver suas capacidades de compreensão da realidade. Solidifica desta forma, seu papel social e possibilita às crianças o sucesso educacional, preservando seu bem-estar físico, e estimulando seus aspectos cognitivos, emocionais e sociais.
A fundamentação pedagógica utilizada por essa Instituição visa acompanhar o educando em seu desenvolvimento considerando suas particularidades e ao mesmo tempo oferecendo suporte afetivo e educativo. O PPP é uma proposta flexível a ser concretizada nos projetos educacionais, planejados semanalmente, mensalmente e anualmente.
Fundamenta-se na construção de uma educação que busca formar sujeitos criativos, autônomos, não alienados e atentos as mudanças, onde o processo da aprendizagem enriquecido de conhecimentos e saberes, se dê coletivamente. Fundamenta-se ainda, na constituição de um conhecimento que não é pronto e acabado, mas que está em permanente avaliação e reformulação, de acordo com os avanços dos principais paradigmas educacionais da atualidade ou outras alterações que se fizerem necessárias.
Não deseja ser, portanto um manual de ação pedagógica, mas um caminho aberto para ser enriquecido pela dinâmica da prática, tanto nos aspectos estruturais, como nos conteúdos e metodologia educacionais praticados. Pretendemos que este PPP seja o impulsor e condutor do bom desempenho do corpo técnico e administrativo no alcance das metas e objetivos que o Centro Educacional Cantinho do Saber se propõe a concretizar neste ano.

2. CONTEXTUALIZAÇÃO

As crianças encontram-se em mutações contínuas, estão sempre em movimento e adaptação permanente às múltiplas mudanças de seu ser. Cada nova situação vivida por uma criança é um desafio que lhe permitirá aprender, transformar e evoluir. A aprendizagem possibilita ao ser humano adquirir habilidades e comportamentos para viver e conviver com outros seres humanos, é a maneira pela qual o mesmo se desenvolve, toma conhecimento do mundo em que vive, e se ajusta ao meio físico e social. É pela aprendizagem que a criança forma sua personalidade e se afirma como ser racional. 
Acreditamos que é pela vivência da cidadania e do respeito ao outro que tomamos consciência do nosso papel na sociedade. Construir uma proposta pedagógica para as crianças atendidas no Centro Educacional Cantinho do Saber implica adquirir um conhecimento prévio da realidade em que as mesmas estão inseridas e do meio social em que vivem. Não pretendemos substituir o ambiente familiar, mas proporcionar um ambiente socializador, construindo uma visão de mundo e de si mesmas como sujeitos de direitos.
Pensando na responsabilidade que temos diante da sociedade e dos indivíduos que estão sob os nossos cuidados é que elaboramos nossa proposta de ação educativa com a intenção de sermos e formarmos agentes de transformação visando o bem-estar da sociedade.
Antoni Zaballa (1998, p.38) acredita que, “a situação de ensino-aprendizagem também pode ser considerada como um processo dirigido a superar desafios, desafios que possam ser enfrentados e que façam avançar um pouco mais além do ponto de partida”. E é com esse pensamento que buscaremos promover o desenvolvimento pleno das crianças nos seus primeiros anos de vida, no qual podemos chamar de primeira infância. Aqui começa nosso trabalho, percebendo a necessidade de apoiar e incentivar as habilidades e os valores inerentes à criança pequena, respeitando sempre sua individualidade.







3. PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS

Fundamentado nos Direitos Universais da Criança, designadamente no sentido de a proteger de preconceitos sociais ou religiosos e de lhe oferecer um ambiente de paz e boa-vontade, com saúde e dignidade, onde reina o afeto, a estabilidade e a confiança. Pretendemos que os nossos alunos aprendam a compreender o valor da justiça, da liberdade, da solidariedade e da amizade, enfim, privilegiamos a relação humana.
Preocupamo-nos não só com o que ensinar e como fazer, mas também, e, sobretudo, com o porquê e para quê ensinar e fazer.
Achamos que é importante a participação ativa dos educadores e dos educandos em reflexões sobre os valores presentes na sociedade e nas diversas atuações, pois consideramos que através dessa reflexão se desenvolvem competências para decidir e intervir conscientemente nas situações reais.

4. FINALIDADE

O Centro Educacional Cantinho do Saber tem por finalidade oferecer atendimento, às crianças na faixa etária de 0 (zero) ano a 6 (seis) anos, promovendo a Educação Pré-Escolar e garantindo a criança desenvolvimento, socialização e instrução, através do respectivo currículo, no qual se inserem disciplinas da Educação Infantil. As crianças vêm, normalmente, do ambiente familiar (pais e avós), da classe média.






5. OBJETIVO GERAL

Buscar através da educação o pleno desenvolvimento das crianças, numa abordagem construtivista[1] e sócio-interacionista[2], entendendo a criança como ser humano integral e preservando seu bem-estar físico, e estimulando seus aspectos cognitivos, emocionais e sociais.

6. OBJETIVOS  ESPECIFÍCOS

§  Valorizar a educação como um instrumento de humanização e de interação social;
§  Estimular o desenvolvimento da criança respeitando seu nível de maturação;
§  Priorizar o aspecto lúdico e as brincadeiras como processo de aprendizagem;
§  Fortalecer a participação dos pais nas atividades escolares;
§  Avaliar de forma constante suas práticas pedagógicas.
§  Reconhecer a educação enquanto ato social.
§  Promover a aprendizagem ativa, que se orienta para o aluno na sua dimensão individual e social.
§  Priorizar currículos centrados na pessoa e nas vivências do cotidiano



7- ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO EDUCATIVA

            O Centro Educacional Cantinho do Saber tem sua proposta de trabalho voltada para uma educação contextualizada, que respeita a ritmo de aprendizagem de cada criança e as etapas do desenvolvimento infantil. Busca um melhor acompanhamento dos seus educandos, sem ruptura com o ambiente familiar, mas empenhado na socialização e educação da criança, que conduza à sua harmoniosa formação infantil.
Aprender a somar, multiplicar, ler, escrever, interpretar, conviver e demonstrar atitudes sociais é tão importante que não pode ser deixada para obra do acaso, sendo este o motivo pelo qual o Centro Educacional Cantinho do Saber busca facilitar o processo de ensino-aprendizagem e organizar situações de aprendizagem, problematizando-as, para que a criança assimile e crie seu próprio contexto.
É de suma importância a participação ativa dos educadores e dos educandos em reflexões sobre os valores presentes na sociedade e nas diversas atuações, pois consideramos que através dessa reflexão se desenvolvem competências para decidir e intervir conscientemente nas situações reais do cotidiano.
Assim como Delors (1998, p.89), acreditamos que “a educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permite navegar através dele”. A prática pedagógica deve se preocupar com o desenvolvimento de quatro aprendizagens fundamentais, que podem ser consideradas os pilares do conhecimento, que são eles: aprender a conhecer, no qual indica a abertura para o conhecimento e para o interesse; o aprender a fazer que é a coragem de executar mesmo correndo o risco de errar, mas sempre na busca de acertar; aprender a conviver que apresenta o desafio da convivência e o exercício pelo respeito aos outros; aprender a ser no qual exercita o papel de cidadão e o objetivo de viver.

O papel educativo proposto será o de estimular a capacidade de descobrir, produzir e criar, e não apenas de repetir. Respeita-se, portanto o tempo de aquisição das habilidades necessárias ao desenvolvimento da criança de acordo com seu talento e potencial. Para se trabalhar os conteúdos de maneira contextualizada e o mais próximo de sua realidade vivencial, o trabalho pedagógico foi organizado da seguinte forma:
7.1 – Planejamento Pedagógico
O planejamento pedagógico deve ser flexível procurando contextualizar e considerar o meio social no qual o educando está inserido. É o início de toda e qualquer atividade educativa, pois define objetivos, prioridades e estratégias a serem usadas durante o processo de aprendizagem, ajudando na intervenção e dispondo critérios a serem utilizados ou analisados.
O lúdico e o prazeroso são determinantes no fazer pedagógico, pois é possível elaborar atividades para crianças, de maneira que elas possam crescer em ambiente estimulador, seguro, educativo e feliz.
            O horário para o planejamento seja semanal, mensal ou anual é observado com rigor, pois dele dependerá o sucesso da aplicação das atividades. O planejamento é um apoio estratégico do profissional da educação, uma vez que, esclarece o sentido do ensino, promove o processo educativo, organiza espaço, tempo e material, permite ordenar idéias e reflexões e facilita o trabalho de aplicação e avaliação das atividades.
O papel do Professor é o de configurador, parceiro, animador, mediador e gestor de projetos, de processos e de situações de aprendizagem, estimulando nos alunos competências não só cognitivas, mas também de desenvolvimento pessoal, relacional e social.  O conhecimento é visto sob uma perspectiva construtivista e sócio-interacionista, na qual se procura estudar e pesquisar, com as crianças, de forma lúdica e agradável, respeitando as características internas das áreas de conhecimento envolvidas no trabalho.
O aluno é o “protagonista do ensino” e um ser ativo na construção da aprendizagem, que reflete com o professor e os colegas as situações de aprendizagem numa relação próxima com as situações da vida real. A avaliação focaliza-se na análise do currículo, na sua globalidade, nos significados de diferentes opções e nos efeitos que ocorrem nos processos do seu desenvolvimento. Assume, assim, características de investigação e de formação.

Acreditamos que, não se pode limitar as oportunidades de descoberta das crianças, e que é necessário conhecê-las verdadeiramente para proporcionar-lhes experiências de vida ricas e desafiadoras. Do ponto de vista construtivista, o professor não deve realizar as atividades pelos alunos, mas auxiliá-los a encontrar meios de fazer as coisas a seu modo. Enfim, é deixá-los serem crianças.

 7.3 – Organização dos Conteúdos
            Os conteúdos a serem trabalhados têm em vista a interação das áreas psicomotora, com a construção de conhecimento e atitudes, e com as características e especificidades do universo infantil. As dimensões motoras, cognitivas, afetivo-social e a formação de hábitos, juntas, compõem os conteúdos pedagógicos básicos próprios da faixa etária das crianças do Centro Educacional Cantinho do Saber. Enfatizamos sempre o contexto lúdico, reconhecendo as crianças como seres únicos e capazes, que aprendem a aprender, a fazer, a ser e conviver consigo mesmos, com os outros e com o meio ambiente e social de maneira integrada e gradual.
            Sendo assim, as brincadeiras, espontâneas ou dirigidas, o uso de materiais diversos, a música, o jogo, a dança, as diferentes formas de comunicação, de expressão, de criação e de movimento caracterizam as várias maneiras de estimular o desenvolvimento e as conquistas individuais e coletivas das crianças.
 7.4 – Organização das Atividades Pedagógicas
            As atividades pedagógicas são organizadas de modo a seguir uma rotina que vai desde a chegada das crianças no Centro Educacional Cantinho do Saber até o momento de saída, quando seus pais/responsáveis buscam os seus filhos. Segue, relacionado abaixo, algumas das atividades desenvolvidas no cotidiano da nossa comunidade escolar:
  • Recepção das crianças;
  • Cuidado de higiene e repouso;
  • Alimentação balanceada e adequada às diferentes faixas etárias e às necessidades da clientela;
  • Atividades de recreação livre nas salas e no espaço externo, tendo como objetivo desenvolver as habilidades de forma lúdica e prazerosa. É o aprender brincando, usando o objeto, a arte, a música com o intuito de expressão e de socialização. É o momento de interação direta com os outros colegas de diferentes idades, e de descobrirem afinidades e diferenças promovendo assim seu aprendizado individual e social.
  • Atividades educativas dirigidas e parcialmente dirigidas, tanto nos espaços internos como externos utilizando materiais e locais apropriados para tal fim, como, por exemplo, a Hora do Conto. Este momento é propício para despertar nas crianças o gosto pela leitura, o prazer de folhear um livro e admirar as figuras que nele contém. Ouvir uma narração, incentivando assim o uso da linguagem e a imaginação das crianças.
7.5 – Corpo de Trabalho
O corpo de trabalho do Centro Pedagógico Centro Educacional Cantinho do Saber é formado por 1 (uma) Pedagoga / Diretora, 1 (um) Professor de Educação Física / Vice-Diretor, 1 (uma) Professora de Língua Estrangeira, 1 (uma) Professora de Língua Portuguesa, 1 (um) Secretária e 1 (uma) Faxineira.

8 – ESPAÇO FÍSICO E EQUIPAMENTOS

Direção / Recepção


Mesa de escritório / cadeiras / computador / impressora / arquivo / mural de avisos / porta treco/ telefone / pufs/ raque / armário.

Sala do Professor

Mesa, cadeiras, estantes.

Área de Lazer


Amarelinha / escorregador / balanço / peteca / bola / cesta de basquete / rede de vôlei / piscina / piscina de bolinha / macarrão / bóia / cantinho da areia / horta/ pula-pula / tocas / brinquedos diversos.

Brinquedoteca:

Bolas / carrinhos/ bonecas / jogos pedagógicos / urso / almofadas / lençóis / cochonetes / televisão / DVD / aparelho de som/ mesas e cadeiras / suporte de TV/ livros de histórias infantis / material didático / estantes / enfeites/ quadro / DVD’s infantis / tapete/ pufs.

Sala de Aula Maternal


Jogos de mesa e cadeira / estante / quadro negro / apagador / giz / mural / porta treco / mesa do professor/ materiais diversos.


Sala 1° Período


Jogos de mesa e cadeira /  estante de ferro / quadro negro / apagador / giz / mural / porta treco / mesa do professor / materiais diversos.

Sala 2° Período

Jogos de mesa e cadeira / estante de ferro / quadro negro / apagador / giz / mural / porta treco / mesa do professor / materiais diversos.

Cozinha


Geladeira / fogão / copos / pratos / colheres / filtro / mesa / potes / pano de prato / jarra de água / panelas / mesas / material e limpeza/ armário.

Sala da Soneca

Cama, colchonetes, tapete, lençóis, almofadas, travesseiros, ventilador, chiqueirinho.

Banheiro Feminino e Banheiro Masculino


Toalha/ penicos / sabonete / pasta de dente/ armário.


9- FUNCIONAMENTO


De Segunda a Sexta – feira, das 07:00h às 18:00h.


“O melhor do mundo são as crianças”

                                                                              Fernando Pessoa
10- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação dos múltiplos inteligentes. 11 ed: Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002. p. 16.

DELORS, Jacques (org). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1999. p. 89 – 102.

ECA. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em <<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>> acesso em 06 de junho de 2008.

MUSSEN, P. H.; CONGER, J. J.; KACAN, J. Desenvolvimento e Personalidade da Criança. São Paulo: Harbra, ed. 4,  1997.


SILVIA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3 ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. p. 13 – 25.

ZABALLA, Antoni. A prática Educativa – Como Ensinar. Porto Alegre. : ArtMed, 1998.


[1] Construtivismo, segundo Fernando Becker, significa a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia”. Doutor em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação, Professor de Psicologia da Educação da FRGS. Quem adotou e tornou conhecida a expressão foi uma aluna e colaboradora do psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), a psicóloga Emilia Ferreiro, nascida na Argentina em 1936. Partindo da teoria do mestre, ela pesquisou a fundo, e especificamente, o processo intelectual pelo qual as crianças aprendem a ler e a escrever, batizando de Construtivismo sua própria teoria.

[2] Lev S. Vygotsky (1896-1934) , professor e pesquisador foi contemporâneo de Piaget, nasceu e viveu na Rússia. Construiu a teoria chamada  de sócio-interacionista, tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. O aluno não é tão somente o sujeito da aprendizagem, mas, aquele que aprende junto ao outro o que o seu grupo social produz, tal como: valores, linguagem e o próprio conhecimento.